1- Conhecer os critérios de correção do exame a ser prestado: a) Dominar a norma culta; b) Compreender fenômenos; c) Recortar idéias da prova; d) Argumentação; e) Solução otimista.
2- Adquirir conteúdo específico: isso significa estudar os principais temas daquele ano além dos temas mais polêmicos. Por exemplo, os temas polêmicos são aborto, eutanásia, pesquisar com células-tronco , casamento homossexual, etica, corrupção, violencia. Já os temas com enfoque em 2010 são as catastrofes naturais( terremoto no haiti, no chile , na asia, vulcanismo na islandia, chuvas torrenciais no Brasil, tornados no sul do Brasil). Catástrofes ambientais de origem humana como o vazamento de petróleo no golfo do méxico. Estamos em ano de eleições e copa do mundo. Como a copa do mundo sepultou o apartheid, como a copa do mundo pode ajudar o Brasil a crescer. Questões sobre violencia o caso Nardoni, o caso Bruno, o caso Mizael. A morte de José Saramago e seu impacto na literatura.
3- Dominar a estrutura do texto, a forma do texto em prosa: uma dissertação é dividida em 3 partes( introdução, desenvolvimento, conclusão). A introdução basta um paragrafo, desenvolvimento basta 2 ou 3 paragrafos e a conclusão basta um parágrafo. Importante, não se esqueça que cada paragrafo do desenvolvimento deve apresentar pelo menos um argumento. Um texto rico em fundamentação enriquece a redação e agrada quem corrige..outro dia eu continuo
terça-feira, 27 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)